segunda-feira, 29 de junho de 2009

Caê Rouanet - Repercussão

Desde que publiquei a música/vídeo Caê Rouanet, em meu blog e no YouTube, a notícia se espalhou rapidamente, ganhando links, textos e comentários em alguns veículos de comunicação como jornais, blogs e sites. Algumas matérias interpretaram minha atitude não conforme a pensei, como as que dizem que tirei sarro com Caetano ou sobre o humor do brasileiro. Como tinha dito, esse caso não vejo como um caso de humor, ou de curtição com Caetano, artista que admiro muito, mas como uma crítica severa - em forma de arte - à maneira como a política cultural vem sendo feita no Brasil, com a Lei Rouanet e suas brechas inaceitáveis.
Fiz um texto também para dois sites colaborativos.
Posto abaixo alguns trechos e links:

* Folha de S. Paulo 
Coluna da Mônica Bergamo (25/06):

CAÊ ROUANET
Um vídeo no You Tube "homenageia" Caetano Veloso por ter conseguido reverter no Ministério da Cultura o veto para captar, via renúncia fiscal, R$ 2 milhões para a sua turnê.

A canção postada diz que "tudo está nas mãos de quem conseguiu se consagrar" e que "quem tem quer mais pra ficar bem, quem não tem não ganha nenhum vintém". O nome do vídeo: "Caê Rouanet"


* Clic RBS
3por4 - Por Carlinhos Santos - Santa Catarina:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=196317&blog=578&coldir=1&topo=3994.dwt



* A Voz da Serra
Em Foco - Por David Massena
Nova Friburgo - Rio de Janeiro

http://www.avozdaserra.com.br/colunas.php?colunista=14

Exceção
O brasileiro tem mesmo o humor refinado.
Um vídeo no You Tube presta uma homenagem ao baiano Caetano Veloso por ter conseguido vencer, no Ministério da Cultura, o veto para captar, via renúncia fiscal, R$ 2 milhões para a sua turnê.
A canção postada diz que “tudo está nas mãos de quem conseguiu se consagrar” e que “quem tem quer mais pra ficar bem, quem não tem não ganha nenhum vintém”.
O vídeo é intitulado “Caê Rouanet”.


* O Imparcial - Por Alex Palhanos - Maranhão
oimparcial
http://www.oimparcial.com.br
http://www.alexpalhano.com.br/materia.php?id_materia=2043


* Uol Vídeo
http://mais.uol.com.br/view/ccz9zbkda1fr/heitor-branquinho--cae-rouanet-04023764E4A15346?types=A&


* Ziriguidum
www.ziriguidum.com
http://detalhesziriguidum.nafoto.net/photo20090628172915.html


* O DISCO
 odisco
www.odisco.com.br
http://odisco.virgula.uol.com.br/site/biblioteca_leitura.asp?id=755


* OverMundo
www.overmundo.com.br
http://www.overmundo.com.br/overblog/cae-rouanet-1

2 comentários:

Luana disse... Responder comentário

Muito bom ver a sua mensagem ( a verdadeira essência e intenção dela) repercutindo bem.
"Como tinha dito, esse caso não vejo como um caso de humor, ou de curtição com Caetano, artista que admiro muito, mas como uma crítica severa - em forma de arte - à maneira como a política cultural vem sendo feita no Brasil, com a Lei Rouanet e suas brechas inaceitáveis."

É isso mesmo.
Parabéns!

Wan disse... Responder comentário

Bem, Heitor, você mexeu com gente poderosa. Essa repercussão era de se esperar: nem sempre suas intenções serão interpretadas corretamente. Mas, o importante foi você ter se expressado, ter mostrado sua opinião para quem quisesse e quem não quisesse ouvir. Valeu pela coragem! E a música ficou ótima! E olha que eu tive a oportunidade de ouví-la em primeira audição lá no Salommão semana passada. Beijos