quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Música da Terra é Beneficiada com a Inspiração Musical Oferecida pelos Espíritos:

“Uma casa (ou colégio, porquanto esses edifícios mais se assemelham a colégios do que a fábricas, conforme observei) destinava-se ao estudo do melhor meio de fazer chegar a inspiração musical até àqueles que, na Terra, tinham vocação para compor; outra casa era apropriada àqueles que tinham talento para a execução; outra ainda para o canto, e ainda outra para o estudo especial de música sacra. Mais outras para a de música de concertos, para a de música de óperas e assim por diante. O resultado dos estudos é registrado e, aí, a função termina. Esses resultados são estudados novamente por uma classe que procura o melhor meio de transmiti-los aos compositores musicais em geral, e então outro grupo se ocupa, propriamente, da sua transmissão através do véu, até a esfera terrestre. Aqui lhes é fornecido o material necessário aos seus esforços, principalmente o que com mais probabilidade lhes possa corresponder à inspiração. Há uma escrupulosa seleção feita por um grupo devidamente educado. Tudo está em perfeita ordem; desde os colégios em redor dos lagos até a igreja ou salão de concertos ou teatro da ópera, como se diz na Terra; há uma cadeia de colaboradores experimentados que estão sempre em atividade, oferecendo à Terra dádivas de música divina. É deste modo que se obtém aí a melhor música... Sim, tem razão. Grande parte da vossa música não procede de nós e outra parte é alterada na sua transmissão. Os trabalhadores destas esferas não têm, porém, culpa disso; a culpa está à porta dos que estão desse lado do véu, e com aqueles deste lado de cá, que pertencem às regiões tenebrosas, aos quais o caráter do compositor proporciona ensejo a que se intrometam com o que parte aqui de nós”.


ANDRADE, Geziel. "Os Espíritos, a Música Celeste e a Música Terrena". Capivari - SP: EME, 2007. P. 140.


::::::::::::::::


Comprei este livro na Bienal do Livro, na semana passada, e estou gostando bastante. Vem elucidar várias coisas sobre a música neste plano e no plano espiritual. Um dos motivos que despertou meu interesse pelo espiritismo foi por causa da composição. Queria saber de onde vem a inspiração. Ainda tô buscando respostas, mas muitas coisas vão ficando mais claras! E outro fato importante é que foi na Bienal do Livro anterior, que comecei a estudar a doutrina Espiríta, Kardecista. Comprei dois livros, "O que é Espiritismo" e "A Gênese". Portanto faz apenas dois anos que tenho um contato mais intenso com o espiritismo, na forma de estudos teóricos. Pelo menos nessa vida...

2 comentários:

Patrícia Nogueira disse... Responder comentário

engraçado... eu queria que a gente tivesse se conhecido..!

Boa semana pra ti!

Bjs

Anônimo disse... Responder comentário

Que bacana xu... Acho q vc ja tinha comentado comigo dessa coisa de espiritismo mais eu num tava lembrando.. hehehehe
Gostei bastante dessa citação e do seu interesse pelo espiritismo. Pode continuar estudando que vc vai conseguir entender, clarear muita coisa :) E vc tem esse dom, essa "ajuda" espiritual num é atoa não. Vc é um ser iluminado, e merecedor!!!!!
Bjs