quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mamãe, eu quero!

RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Num ano farto de efemérides, o pianista, compositor e maestro Vicente Paiva, que completaria cem anos nesta sexta-feira, não terá shows em sua memória. Ao procurar ministérios e empresas que se dizem ligados à cultura, seus herdeiros deram com o nariz na porta.Vicente Paiva é autor, com o comediante Jararaca, de "Mamãe, Eu Quero", sucesso do Carnaval de 1937 e de todos os Carnavais seguintes. Em 1939, Carmen Miranda levou "Mamãe, Eu Quero" para os EUA, e o resto é história. Se "Aquarela do Brasil" e "Garota de Ipanema" são duas das três canções brasileiras mais conhecidas no mundo, a terceira é "Mamãe, Eu Quero".Em 1940, Carmen veio ao Brasil e foi hostilizada no Cassino da Urca por uma claque do Estado Novo. Vicente, diretor musical do cassino, compôs quatro robustos sambas com Luiz Peixoto para que, meses depois, ela voltasse à Urca e se consagrasse junto ao seu verdadeiro público: "Diz que Tem", "Bruxinha de Pano", "Voltei pro Morro" e "Disseram que Voltei Americanizada". Ele era um craque.Em 1946, quando o presidente Dutra proibiu o jogo e fechou os cassinos, Vicente foi realista: trocou os smokings por um terno puído, fez de um de seus carros táxi e foi trabalhar na praça. Mas, pouco depois, estava por cima de novo, musicando o teatro de revista de Walter Pinto. Em 1950, deu a Dalva de Oliveira (e, no futuro, a Gal Costa) um de seus maiores sucessos: "Olhos Verdes", aquele que fala nos "saborosos cambucás".Apenas pelo que "Mamãe, Eu Quero" já rendeu e ainda rende, os herdeiros de Vicente, que morreu em 1964, devem viver à larga, não? Não. Estamos no Brasil. Eles têm não só de trabalhar para comer como não conseguem com que o país faça justiça a um homem que, todos os anos, enche fevereiro de alegria.

São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008 - Folha de S. Paulo - Opinião

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